WBD Sports assina a Carta de Ação Climática da UCI

A WHOOP UCI Mountain Bike World Series, promovida pela WBD Sports, marcou o Mês da Terra destacando algumas das principais iniciativas que fazem parte de sua estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) de 2025

Todo mês de abril, mais de 190 países se reúnem para celebrar o Mês da Terra — um momento global dedicado à conscientização e à promoção de ações para proteger o nosso planeta. Em sua essência, o Mês da Terra é um chamado à reflexão e à mudança: um momento para destacar os desafios ambientais e inspirar indivíduos, comunidades e organizações a agir.

Para marcar a ocasião este ano, a WHOOP UCI Mountain Bike World Series e sua promotora global, a Warner Bros. Discovery (WBD) Sports Europe, têm o orgulho de destacar algumas das principais iniciativas que formarão a base de sua estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em 2025.

Carta de Ação Climática da UCI
Como parceira de longa data da União Ciclística Internacional (UCI), a WBD Sports assinou oficialmente a Carta de Ação Climática da UCI, indicando um marco significativo em seu compromisso contínuo com a responsabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável em todo o esporte e seus negócios de eventos. Ao se alinhar à Carta, a WBD Sports reforça sua dedicação à redução de sua pegada ambiental, ao mesmo tempo em que defende a bicicleta como um poderoso símbolo e instrumento de ação climática.

A Carta descreve uma série de compromissos importantes, incluindo a medição e o reporte de emissões vinculadas às atividades e eventos da WBD Sports, a adoção de metas de redução baseadas na ciência, a transição para energias renováveis ​​sempre que possível, a redução de resíduos por meio de princípios de economia circular, a implementação de práticas de compras sustentáveis, a priorização de soluções de transporte de baixo carbono e a proteção da biodiversidade.

Este compromisso reflete a dedicação da WBD Sports em promover mudanças significativas em suas operações e contribuir para um futuro mais sustentável para o esporte.

Acompanhando o impacto com soluções de oxigênio
A WBD Sports também fará parceria com a Oxygen Solutions (anteriormente conhecida como 261PI), uma das duas prestadoras de serviços que, em 2023, ajudaram a UCI a lançar o UCI Sustainability Impact Tracker, a primeira plataforma online projetada para ajudar as partes interessadas do ciclismo a mensurar e compreender seu impacto ambiental e social. A Oxygen Solutions avaliará e monitorará o impacto dos eventos da WHOOP UCI Mountain Bike World Series em áreas-chave como gestão de resíduos, práticas de sustentabilidade e diversidade e inclusão.

Quatro etapas da série (Saalfelden Leogang em Salzburgerland, Val di Sole em Trentino, Les Gets em Haute Savoie e Mont-Sainte-Anne) se beneficiarão nesta temporada de uma estrutura personalizada, projetada para apoiar e aprimorar seus esforços ambientais, sociais e de governança (ESG). Como resultado, a Oxygen Solutions fornecerá relatórios detalhados às partes interessadas, incluindo organizadores locais, parceiros e regiões anfitriãs, oferecendo insights valiosos para impulsionar a melhoria contínua.

Atletas participam de plantação no XCO do Belvedere em Araxá (Crédito: Michal Cerveny/WBD)

Sustentabilidade cria raízes em Araxá, Minas Gerais
Como parte de seu compromisso contínuo com a sustentabilidade, a WBD Sports incentiva ativamente todos os participantes do evento a tomarem medidas significativas — desde pequenas mudanças cotidianas até iniciativas de grande escala — que contribuam para um impacto ambiental duradouro.

Com esse espírito, e durante as etapas de abertura do WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2025 em Araxá, Minas Gerais (Brasil), a WBD Sports participou de uma campanha de plantio de árvores liderada pelo Comitê Organizador Local e pela Prefeitura de Araxá, com o apoio do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (IPDSA), da Associação de Ciclismo e Esportes de Aventura de Araxá (ACEAA) e da Casa do Pequeno Jardineiro, organização sem fins lucrativos local.

O número de árvores plantadas foi determinado por meio de uma avaliação técnica de emissões, considerando todos os aspectos, desde as viagens aéreas até a logística local do evento. Em 2024, ano de estreia de Araxá no calendário do WHOOP UCI Mountain Bike World Series, 1.000 árvores nativas foram plantadas em parceria com o Projeto Plantar — estabelecendo um forte precedente para a continuidade da ação ambiental.

Também neste ano de 2025, a Plantar contabilizou 600 árvores plantadas para ajudar a organização local, CiMTB, a zerar os impactos provenientes da realização da rodada da Copa do Mundo em Araxá. Três anos atrás, na Copa do Mundo de MTB em Petrópolis (RJ), o Projeto Plantar plantou uma árvore por atleta participante da competição realizada em abril daquele ano, logo após o término do evento.

Simon Burney representou a WBD na ação de plantio de mudas (Crédito: Michal Cerveny/WBD)

Representantes da equipe de gestão da WHOOP UCI Mountain Bike World Series — incluindo Simon Burney (chefe de esportes para eventos de ciclismo na WBD Sports) — se juntaram aos ciclistas Alex Malacarne (Brasil), Gustavo Xavier (Brasil), Catalina Vidaurre (Chile), Ignacio Gallo (Chile) e Agustín Durán (Argentina) para apoiar esta iniciativa.

“Nosso objetivo era garantir que o WHOOP UCI Mountain Bike World Series deixasse um legado. Esta é apenas uma das várias ações que mostram que o evento vai além da competição. Ele inspira, transforma e planta as sementes do futuro”, disse Rogério Bernardes, organizador local do WHOOP UCI Mountain Bike World Series em Araxá.

Chris Ball, Vice-Presidente de Eventos de Ciclismo da WBD Sports, disse: “Elogiamos os esforços de nossos Comitês Organizadores Locais por abraçar e impulsionar a sustentabilidade e temos orgulho de apoiar e participar de iniciativas como esta — transformando compromissos climáticos em impacto concreto e local”.

“Nosso compromisso com a sustentabilidade no WHOOP UCI Mountain Bike World Series continua a crescer, marcado por dois marcos importantes: a assinatura da Carta de Ação Climática da UCI e nossa parceria com a Oxygen Solutions. Por meio desses esforços coletivos, buscamos impulsionar mudanças significativas e duradouras — dentro e fora do esporte”, completou.

David Lappartient, Presidente da UCI, afirmou: “A UCI tem o prazer de receber a WBD Sports como nossa mais nova signatária da Carta de Ação Climática da UCI. Nosso objetivo ao lançar a Carta em 2022 era unir as partes interessadas do ciclismo para reduzir as emissões do nosso esporte e apoiar a luta global contra as mudanças climáticas. É fantástico ver a WBD Sports implementar sua ambiciosa estratégia de RSC, incorporando a sustentabilidade à realização do WHOOP UCI Mountain Bike World Series.”

Em 2024, a divisão de Eventos da WBD Sports Europe conquistou a prestigiada certificação ISO20121, que aprova a estrutura que considera a sustentabilidade integrada em todos os aspectos de suas práticas de gestão de eventos, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e social dos eventos internacionais de grande porte promovidos, mantendo, ao mesmo tempo, sua viabilidade econômica.

Contatos de Mídia
Laura Cueto
Warner Bros. Discovery Sports
laura.cueto@wbd.com

Neus Ramos
Assessora de Imprensa WBD
cycling.media@wbd.com

Enora Budet
Oxygen-Solutions
enora.budet@seitosei-actifin.com

Gustavo Coelho
Assessor de Imprensa CiMTB

press@cimtb.com.br

Não pare aqui

Mais para explorar

WBD Sports assina a Carta de Ação Climática da UCI

A WHOOP UCI Mountain Bike World Series, promovida pela WBD Sports, marcou o Mês da Terra destacando algumas das principais...

Carta de Agradecimento – CiMTB e Copa do Mundo de Araxá 2025

Prezados (as), Gostaríamos de agradecer a todos que estiveram conosco na vigésima segunda edição da CiMTB em Araxá e nas...

Eventos de ciclismo geram impacto econômico superior a 60 milhões de reais em Araxá

Ao todo, cerca de 80 mil pessoas acompanharam de perto as provas da CiMTB e a rodada dupla da Copa...

CiMTB e Copa do Mundo de Mountain Bike em Araxá registram números recordes nas redes sociais

Durante o período do evento, que contou com três semanas de provas no município mineiro, mais de 9 milhões de...